A pandemia do novo coronavírus se tornou o maior acelerador de tendências observado até o momento. Os processos que antes eram feitos de forma offline ou presencial, totalmente ou em parte, se transformaram em processos digitais em questão de semanas ou até mesmo dias. Na Cushman & Wakefield não foi diferente e, em duas semanas, gerentes, coordenadores e dirigentes rapidamente se organizaram para migrar cerca de 500 colaboradores para o formato teletrabalho.
Nesse sentido, apesar das dificuldades provenientes da pandemia, a área de Recrutamento e Seleção, liderada por Cynthia Colon, Gerente de Recursos Humanos, rapidamente se adaptou ao novo cenário do processo de contratação e integração dos novos funcionários e, o mais importante, manteve o nível de qualidade elevado nos processos seletivos. Cynthia Colon, analisa alguns dos benefícios e dificuldades que surgiram devido à rápida transição processo de seleção presencial para o virtual:
Alguns dos desafios identificados:
- Gerenciamento de diversas ferramentas para agendar e conduzir entrevistas;
- Perda de candidatos devido ao processo de e-mails e telefonemas;
- Perda de candidatos por conflitos de agenda;
- Incapacidade de acompanhar planos de alto volume de candidatos e realizar contratações mais rápidas;
- Processo de aquisição de talentos lento ou ineficiente.
Conscientes das dificuldades que surgiram nessa mudança, a equipe de R&S rapidamente se adaptou e buscou aprimorar ainda mais seu desempenho para superar esse momento de mudanças e inseguranças. Cynthia destaca a importância da postura pró-ativa da equipe diante dos desafios “Foi e ainda tem sido bem desafiador, mas estamos constantemente analisando nossos processos e atuações, corrigindo rotas e planejando alcançar níveis ainda mais elevados. Podemos e devemos tirar aprendizados desse momento único que vivemos, mas é necessário olhar as situações com bastante clareza para entender o que pode ser feito para estimular o crescimento e evolução das entregas”.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, é primordial entender os pontos positivos e negativos da tecnologia, extrair o suprassumo de cada uma e aprender a contornar as limitações para conseguir potencializar o trabalho realizado. Com a pandemia, a área de R&S teve a oportunidade de aumentar o alcance da atuação, conseguindo trabalhar com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. Com as novas ferramentas incorporadas pela área, agora é possível fazer todo o processo de seleção, como divulgação das vagas (via portal Vagas.com e LinkedIn), entrevistas (Skype e Teams), testes (Disc) e contratação por meios virtuais, sem a necessidade de deslocar a equipe de casa. Desde que a implantação dessas novas ferramentas, no início da pandemia, a equipe identificou importantes ganhos com a realização do processo de seleção totalmente online, como:
- Flexibilidade;
- Respostas em tempo real;
- Maior alcance de candidatos;
- Agilidade na contratação;
- Economia de tempo.
O processo de recrutamento online é uma prática que veio para ficar e em um mundo em que os desafios estão cada vez mais constantes, a inovação, os novos métodos de trabalho e as tecnologias que auxiliam nesse processo se tornaram cruciais para as empresas se manterem competitivas e com um bom nível de atendimento, seja para clientes externos e internos. O desafio passou a ser manter a qualidade de entrega, e entender que, com dedicação, é possível realizar um ótimo trabalho, elevando cada vez mais a qualidade do serviço realizado.