O ambiente de trabalho e a pandemia
A flexibilização do ambiente de trabalho já era tendência mesmo antes de sermos atingidos pela pandemia. Empresas que experimentaram o formato remoto de trabalho notaram que, além de trazer mais qualidade de vida para os colaboradores, ajuda na redução de custos para a organização. Porém, essa análise não é tão simples assim. Nessa equação, precisamos levar em conta outros fatores como a interação e saúde mental dos colaboradores, cultura e valores da empresa, analisando também a nova função e o propósito dos escritórios.
O conceito do ambiente de trabalho precisará ser reconfigurado para acomodar o novo formato de trabalho. As ferramentas tecnologicas permitem que os gerentes prediais e de facilities correspondam à oferta com a demanda e encontrem novos usos para o espaço disponível. Qualquer espaço subutilizado pode ser aproveitado para preencher uma necessidade.
Alguns conceitos de arquitetura já estão sendo utilizados para redesenhar os escritórios levando em consideração a mudança de propósito, as novas regras de distanciamento e o bem estar dos colaboradores. Por meio da aplicação de elementos naturais, cores estimulantes e iluminação adequada, por exemplo, a neuroarquitetura e a biofilia tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor e estimulante. A aplicação conjunta desses conceitos gera um impacto positivo nos resultados dos profissionais, se tornando uma ferramenta importante na redução do stress e ansiedade, aumentando os índices de bem-estar, criatividade, produtividade e motivação.
Por isso, além do ambiente de trabalho adequado às novas necessidades, existe a preocupação por parte dos condomínios corporativos em se adequar a esse novo momento do ambiente de trabalho. Oferecer mais facilidades para os usuários como, por exemplo, bicicletário, vestiário, tomada para carro elétrico, cafeteria entre outros amenities.
Espaços inteligentes
Para conseguir atender a essa nova demanda, as empresas estão estudando as necessidades e o espaço que será exigido nos próximos anos. Para fazer projetos adequados e futuramente conseguir adaptar ou mudar alguma coisa de acordo com a demanda, é cada vez mais importante entender a necessidade dos colaboradores como ser humano e profisisonal.
Softwares que ajudam os gestores prediais e de facilities a entenderem o uso do espaço corporativo são um grande aliado para um processo de decisão assertivo na hora de adequar o ambiente de trabalho. Também são necessários outros recursos tecnológicos para garantir o gerenciamento efetivo do ambiente de trabalho. O aplicativo My Desk, utilizado pela Cushman & Wakefield Brasil, possibilita reserva de mesas de trabalho, vagas de estacionamento e lugares no refeitório de forma simples, eficiente e organizada. Dessa forma fica muito mais fácil garantir o retorno ao ambiente de trabalho de forma segura e organizada.