Como reflexo disso, a importância de galpões e centros de distribuição com localização estratégica e infraestrutura moderna e adequada ficou ainda mais reforçada, despertando a atenção do mercado imobiliário. Nas últimas décadas já se observava uma expansão constante desse tipo de imóvel, sejam unidades isoladas ou em condomínios industriais e logísticos localizados nos arredores dos grandes centros, no entroncamentos das principais rodovias ou próximo às principais áreas industriais e portuárias.
Agora, como o aquecimento da demanda parece ter passado de tendência a fato, o cenário promissor tem estimulado investidores e empreendedores a apostar tanto em novas aquisições quanto no aprimoramento de seu inventário buscando ampliar a capacidade de estoque, aprimorar as plataformas de carga e descarga e as áreas administrativas e de manuseio, e, sobretudo, investir em infraestrutura de tecnologia. E essa certamente não é uma onda passageira.
E nesse cenário, uma tendência que merece atenção especial é o aumento significativo e constante no número de empreendimentos de condomínios logísticos que abrigam diversos galpões e contam com uma ampla infraestrutura que lhes permite atender a uma gama variada de clientes. São empresas de pequeno, médio e grande porte que têm acesso ao recursos como segurança especializada, sistemas de armazenagem, geradores, e infraestrutura tecnológica dentre outros. São diferenciais que nem sempre estão disponíveis em unidades monousuário e que representariam um investimento pesado demais para uma empresa varejista por exemplo. Investidores e empreendedores certamente estão atentos a isso.
Boom do e-commerce
6/8/2021
Sem dúvida um dos setores que ganharam maior expansão com a pandemia dado o aumento vertiginoso das vendas por e-commerce foi o de centros de distribuição e logística. Nos últimos meses, as medidas de restrição de circulação e o fechamento do comércio físico para conter o avanço da Covid-19 levaram o público consumidor em geral a optar massivamente por compras on-line e serviços de entrega. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020 o faturamento do setor ficou 37% acima do previsto antes do início da pandemia, com uma alta acima de 60% comparado ao ano anterior.
Featured Insights

Article • Workplace
In the corporate real estate market, the differences between high-end offices and regular offices go far beyond aesthetics. High-end offices are designed to meet the demands of companies that value comfort, technology, location and functionality, as they have certain characteristics that make them superior to others. Below, we will detail the differences that classify these spaces as high-end.